Homem e Sociedade

Livro Texto:

Vídeo-Aula UNIDADE I

Vídeo-Aula UNIDADE II

Questões para Revisão e Estudo

Questão 1: Sobre os mitos, como elaborações culturais, pode-se afirmar que:
A) são falsos, por isso não podem ser checados cientificamente.
B) são falsos, pois só têm a função de entretenimento.
C) podem ser verdadeiros, mas não podem ser entendidos pela ciência.
D) são importantes no processo de endoculturação e responsáveis por alguns valores que os seres humanos possuem dentro de si, fundamentais à doação de significados dos fenômenos, em geral.
E) são superstições sem valor acadêmico.


Questão 2: Partindo do princípio de que a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. Escolha a alternativa correta:
A) A visão de mundo determina as respostas e o comportamento humano a partir da sociedade em que está inserido.
B) O processo de alimentar-se é característica de todo ser vivo, portanto, o homem se alimenta de uma mesma maneira em qualquer que seja a cultura de que faça parte.
C) Não há diferenças entre as visões de mundo, a cultura sempre se apresenta de uma mesma forma seja qual for a sociedade.
D) Um índio amazonense concebe o mundo e a sua forma de vida da mesma maneira de um paulistano que sempre viveu na cidade de São Paulo.
E) Na concepção de mundo, todo ser humano deve se submeter aos seus instintos e desprezar a cultura em que vive.


Questão 3: Pode-se afirmar que na globalização:
A) os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.
B) os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
C) os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
D) os grupos culturais não existem.
E) grupos culturais tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que todos somos iguais.


Questão 4: Assinale a alternativa correta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura.
A) Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas.
B) Os processos naturais, ecológicos e aqueles culturais, têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões muito próprias.
C) Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem.
D) A fala serve de exemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas (naturais) do Homo sapiens-sapiens com o aprendizado cultural.
E) Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, devem ser estudados separadamente.


Questão 5: Podemos observar que o contato com uma cultura diferente de seu grupo social de origem, pode ter alguns efeitos sobre os indivíduos. Entre esses efeitos está o processo que é conhecido como ACULTURAÇÃO. Esse conceito pode ser explicado como segue:
A) É a capacidade que uma cultura desenvolve no sentido de manter intactos seus próprios valores e saberes tradicionais, mesmo quando em contato com a diversidade cultural.
B) Pode ser explicado como o processo de tornar os indivíduos membros de um grupo social; todos nós somos modelados de acordo com a expectativa do meio social em que crescemos.
C) Esse conceito descreve a atual situação decorrente da globalização, em que os países do mundo todo se influenciam mutuamente e em igual medida em seus hábitos e valores culturais.
D) É o processo de reforço das tradições de uma cultura, quando todos os indivíduos se recusam a ser influenciados por outros grupos sociais, isolando-se culturalmente.
E) É o processo de perda das tradições dentro de um grupo social, quando seus indivíduos passam a adotar sistematicamente um modelo de comportamento e valores de uma cultura alheia, de fora.


Questão 6: Entre as características que encontramos em todas as culturas humanas, é correto apontar:
A) Que em todas as culturas os crimes são punidos, bem como em todas as culturas a noção de justiça é equivalente; assim, os valores humanos sobre o que pode ser considerado crime são universais, não variam de uma cultura para outra.
B) Toda cultura é acumulativa, seletiva e dinâmica, o que significa dizer que recebemos uma herança cultural que pode ser transformada, bem como selecionamos os costumes e conhecimentos considerados mais importantes para a nossa época.
C) Que é possível encontrarmos alguns traços absolutamente semelhantes e universais, por exemplo, as noções de beleza e feiúra, do que é aceito ou reprovado como conduta social; apesar disso outros traços são particulares, de uma única cultura, como por exemplo, os hábitos de consumo de alimentos.
D) As características básicas da cultura são a adaptação, a estrutura, a teoria cognitiva e os sistemas simbólicos.
E) Não é possível encontrarmos características semelhantes em nenhuma cultura humana.


Questão 7: É uma atitude preconceituosa com relação aos mitos afirmar que:
A) têm importância na compreensão de algumas características psicossociais (psicológicas e sociais).
B) são necessários no que diz respeito à doação de sentido aos fenômenos circundantes aos grupos de seres humanos.
C) sua função social é mais urgente que aquela da ciência, posto que a vida humana não é possível sem sentido e este deve superar o terror absoluto de sua ausência.
D) são falsos, pois só têm a função de entretenimento.
E) são importantes no processo de endoculturação e responsáveis por alguns valores que os seres humanos têm dentro de si.


Questão 8: Antropologicamente, a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871) por Edward Tylor que a definiu como um conjunto complexo que inclui:
A) Os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem.
B) As diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos.
C) As semelhanças entre o modo de viver e interpretar a realidade.
D) Os aspectos geográficos e biológicos que determinam o seu modo de ser.
E) O instinto e a aprendizagem de comportamentos.


Questão 9: Sobre a tese do determinismo biológico e do determinismo geográfico, é correto afirmar:
A) São teses que procuram demonstrar que cada cultura desenvolve soluções originais para permitir aos seus indivíduos uma perfeita adequação ao meio ambiente.
B) São teses defendidas pela antropologia, pois respeitam a diversidade cultural, reforçando que nossos hábitos e valores estão mais relacionados com o meio social do que com características geográficas ou biológicas.
C) São teses defendidas pela globalização, que reforça os laços geográficos (ausência de fronteiras) e biológicos (miscigenação racial) entre os diferentes povos que formam a humanidade.
D) Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.
E) São teses que procuram defender que a herança genética (biologia) e o clima / meio-ambiente (geografia) são aspectos que determinam as características de uma cultura.


Questão 10: Assinale a alternativa que faça referência aos principais e mais evidentes benefícios do estudo da antropologia.
A) Ajuda a conhecer melhor os abundantes casos de “crianças-selvagens”. B) Permite evitar e ignorar os percalços à coexistência humana. C) Admite a convivência com os animais superiores, como os primatas, mais próximos de nós na escala evolutiva. D) Serve à compreensão das sociedades animais, organizadas como as nossas. E) Ao estudar as associações entre os diversos grupos humanos, a antropologia ajuda a descobrir padrões e participar da elaboração de instrumentos conceituais que permitem melhorar o convívio entre os seres humanos diferentes, tornando-os mais respeitoso, além de estimular a tolerância.


Questão 11: Sobre o comportamento humano, pode-se afirmar que:
A) ele é, basicamente, instintivo.
B) ele é inato.
C) apesar de os instintos existirem, os comportamentos são determinados pelo aprendizado.
D) apesar de os instintos existirem, a liberdade absoluta de escolha é a única característica responsável pela nossa maneira de agir.
E) não há limites às ações humanas já que elas são sempre sociais.


Questão 12: A cultura nos permite dar soluções para a sobrevivência, a vida prática; mas também nos possibilita atribuir valores, uma concepção simbólica e moral para o mundo. Quando não aceitamos soluções e valores diferentes daqueles que aprendemos em nossa cultura de origem, estamos praticando o que segue:
A) Aculturação.
B) Endoculturação e socialização.
C) Multiculturalismo.
D) Relativismo cultural.
E) Etnocentrismo.


Questão 13: Considere a afirmação do livro-texto Homem e Sociedade, de Kenia Kemp, e assinale a alternativa coerente relacionada à expansão do capitalismo (globalização da economia). "... de uma cultura para outra esses significados (produto de convenção social a partir da produção simbólica) variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos".
A) Inviabilidade técnica da globalização, perceptível no inexpressivo comércio internacional.
B) Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados.
C) Conforme os fatos, não há formas de resistência a esta expansão.
D) A globalização dos mercados faz de tudo para tornar as relações sociais, em geral, mais espessas e mais expressivas em relação a seu conteúdo cultural original, estimulando seu resgate sempre que possível.
E) Por mais que a modernização capitalista busque padronização cultural, pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e as profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização, ao menos as barreiras culturais que têm se mostrado de difícil transposição.


Questão 14: Tudo que compartilhamos ao viver em sociedade, e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura que denominamos:
A) Determinismo biológico.
B) Determinismo geográfico.
C) Socialização.
D) Identidade.
E) Educação.