Interpretação e Produção de Textos

Livro Texto:

Vídeo-Aula UNIDADE I

Vídeo-Aula UNIDADE II

Questões para Revisão e Estudo

Questão 1: Aponte a oração que utiliza elementos anafóricos.
A) O tempo está acabando...
B) Eu não tenho mais paciência. Chega!
C) A janela foi quebrada.
D) O livro foi comprado.
E) Maria propõe que eu vá buscá-la às dez horas.


Questão 2: No enunciado: “O IBAMA anunciou ontem a descoberta de uma nova ave, o bicudinho-do-brejopaulista. O pássaro tem pouco mais de 10 cm de comprimento, capacidade de voo pequena e penugem escura.”, o termo grifado consiste em:
A) elo coesivo, mas sem significação.
B) elo coesivo referencial catafórico.
C) elo coesivo referencial anafórico.
D) elo coesivo referencial externo ao texto.
E) elo coesivo sem referencial no texto.


Questão 3: Dadas as frases, assinale a alternativa que indica corretamente o uso dos “porquês”.
I - Paulo não foi ao teatro ______________ não havia mais ingresso.
II - É um drama _______________ muitos estão passando.
A) (I) porque; (II) por que.
B) (I) por que; (II) porque.
C) (I) porquê; (II) porquê.
D) (I) por que; (II) por que.
E) (I) porque; (II) porque.


Questão 4: Leia a lista de palavras abaixo e as afirmativas sobre ela:
“feijão pão de forma sabonete Dove absorvente sabão em pó …”

I - A lista acima pode ser considerada texto, pois adquire sentido ao ser vista como uma lista de compra de mercado.
II - Por tratar de um elenco de palavras, a lista de compra não é considerada texto.
III - A lista acima tem coerência, constituindo, portanto, um texto.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas I e III estão corretas.
C) Apenas II e III estão corretas.
D) Apenas a II está correta.
E) Apenas I, II e III estão corretas.


Questão 5: A leitura é concretizada quando o leitor faz uso de estratégias na tentativa de:
A) Preencher as lacunas e participar de forma ativa na construção do sentido.
B) Decodificar as palavras, uma a uma, remontando a estrutura do texto.
C) Analisar as orações ali presentes, buscando os motivos de o autor ter utilizado tal sequência.
D) Aceitar passivamente as informações materializadas no texto.
E) Considerar e demonstrar sua habilidade mental ao ler diante dos demais leitores.


Questão 6: Qual das orações apresentadas a seguir NÃO respeita os preceitos de coesão e coerência?
A) Eu comprei um livro.
B) O livro foi comprado para ele.
C) Ele comprado ele para livro foi.
D) Para ele, o livro foi comprado.
E) Eu comprei um livro para ele.


Questão 7: Veja o texto a seguir, retirado da pesquisa “Tendências atuais das políticas de recursos humanos: um estudo de caso numa empresa têxtil da Paraíba”. Em que consiste o texto?
Gráfico: Nível Médio de Concordância da Política de Treinamento e Desenvolvimento

A) O texto consiste no uso da língua portuguesa escrita, portanto, em linguagem verbal.
B) O texto consiste principalmente em números e gráfico, constituindo-se, então, em linguagem não verbal.
C) O texto é de autores de Administração, cuja preocupação se foca apenas na linguagem dos números.
D) O texto é híbrido, ou seja, possui a linguagem verbal (uso da língua portuguesa) e não verbal (o gráfico).
E) O texto é unicamente não verbal, uma vez que o gráfico não precisa de esclarecimentos por meio da língua portuguesa.


Questão 8: Quantas vezes o recurso coesivo elipse é usado no seguinte texto? “O professor elaborou as provas, digitalizou-as e as aplicou aos alunos.”
A) Uma vez.
B) Três vezes.
C) Duas vezes.
D) Quatro vezes.
E) Nenhuma vez.


Questão 9: A respeito do MSN, que advém da nova tecnologia, podemos considerar que:
A) é um texto híbrido, uma vez que é escrito, mas recorre a muitas características da língua falada.
B) é um texto totalmente novo e sua linguagem não emprega a língua, porque advém da Internet, tecnologia nova.
C) não é um texto.
D) é um texto literário.
E) é apenas um suporte virtual de conversação.


Questão 10: Vários fatores determinam a variedade linguística. Podemos reconhecer alguns deles como:
A) Verbal, não verbal, formal e informal.
B) Diferença regional, nível social e diferença individual.
C) Nível social, nível individual e diferença social.
D) Diferença regional, nível individual e nível social.
E) Diferença social, nível social e diferença individual.